terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hip-Hop e Coca-Cola: duas formulas mágicas







Uma das grandes dificuldades, do Hip-Hop aqui no Sul, são as parcerias com a iniciativa privada, grandes empresas e multinacionais. Diferente de São Paulo, no Rio Grande do Sul existe uma forte resistência por parte das classes mais favorecidas, que há anos detêm e monopoliza o poder e o dinheiro por aqui. Restando apenas o poder publico para recorrermos em fim de valorizar e promover nossa cultura.

Alem de um movimento social de massa, o Hip-Hop, também conta com arte educadora, com artistas, com pais de família, multiplicadores culturais, que não vêem o seu trabalho reconhecido perante a sociedade, seja com visibilidade ou remuneração financeira, mas que continuam sendo atores da transformação social dentro dos seus bairros e comunidades.

Já a mais de quatro anos, nós da ART DO RISCO CREW, estamos subindo degrau por degrau em busca de trabalhos que ajudem a quebrar essas algemas, instigando o mercado a reconhecer nosso profissionalismo e legitimidade como auto de data de uma contra cultura que nasceu no berço abaixo da linha da miséria, longe da cultura tradicional e hoje se tornou uma cultura mundial.

Por volta da metade do ano passado foi fechada uma parceria entre a ART DO RISCO CREW, que conta entre seus membros com dirigentes Municipais da NAÇÃO HIP-HOP BRASIL, e a VONPAR, a fabricante da Coca-Cola aqui no RS e em SC.

Isso, com certeza quebra um grande tabu, colocando através do elemento Graffiti, a NAÇÃO HIP-HOP como protagonista dessa ação de responsabilidade social em parceria com a maior marca de refrigerantes do planeta e a ART DO RISCO CREW na vitrine das melhores e mais organizadas crew’s de grafiteiros do Estado e do País. Uma vitoria, com certeza, que todo o movimento do RIO GRANDE DO SUL, reconheceu e que transmito através destas humildes linhas.

Realizamos o 1° trabalho ainda no ano passado ( um muro de 1,70mts de altura por uns 18 mts de comprimento) localizado no centro da fabrica, local chamado de Praça do Grito onde acontecem shows e atividades em geral. Os responsáveis por essa ação foram o TR, hoje Pres. Municipal da Nação e líder da Crew, o Alemão da NAUMILD, que mantinha a relação mais burocrática e eu, Kuca 3000, hoje na pasta de comunicação da nossa organização.

Este ano veio o grande desafio: dois muros colossais de 8 metros de altura por 22 metros de comprimento cada... Tarefa difícil não impossível. Para isso recrutamos reforço dentro da própria Nação, o graffiteiro Allan que milita na Nação desde o ano passado, e que foi temporiariamente integrado a Crew. Passamos por um breve curso de segurança do trabalho logo os esboços foram feitos com muita liberdade artística, como no 1° trabalho, o que nos motivou bastante. Ainda no inicio do mês, lembro de estar dando os últimos retoques no ultimo muro, com todo o equipamento de segurança possível contando com cinto, talabarte, trava-quedas, capacete, luva, mascara, óculos e um andaime gigantesco.

Por fim, acreditamos sim na revolução e para isso nos organizamos, acreditamos que para isso é necessário o dialogo com as diversas camadas da pirâmide social, sim. Distribuição de renda e reparação de danos é parte do processo para alcançarmos nossos objetivos imediatos, como casa, comida, transporte... Somos ícones que hoje tem a possibilidade de viver da nossa arte mais não só ser artista pelo artista, e sim pelo bem maior do coletivo que consegue tirar proveito do mercado que acaba cedendo um pouco mais com ações como esta.

A Super-estrtura é sempre potencializada nos cursos que a Nação oferece, com aulas de historia, sociologia, psicologia, antropologia, filosofia, economia, etc. E isto de maneira gradual está influenciando na parte de estrutura, e transformando nossa organização numa locomotiva, com muito carvão pra queimar.

Sendo assim, me despeço, visualizando que através da formação de nossos quadros podemos capacitar e multiplicar a nossa ação, junto às massas e aos grandes investidores também. Um grande salve daqui do Rio Grande do Sul, e que nossa experiência seja de proveito geral, pois me sinto grato por estar perto de pessoas que estão com sede por mudanças e abençoado por ser um dos protagonistas disso.

É Tudo Nosso, com certeza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário